Arte africana em museus

Neste item apresentamos comentários sobre acervos e objetos de arte africana renomados através dos catálogos e publicações. Além de incentivar a consulta de importantes coleções disponíveis pela Internet, estabelecemos, quando pertinente, vínculos entre esses acervos ou objetos com os existentes em museus no Brasil, indicando, por vezes, estudos correspondentes realizados entre nós.

Apesar do esforço em colocar em relevância as coleções da África no Brasil assim como as conservadas no próprio território africano, é sabido que é nas instituições estrangeiras que se tem conservada a maior parte do grande tesouro da cultura material da África tradicional, o que nos obriga sempre a ver com olhos críticos tudo o que se publica sobre o assunto.

Adotamos uma indexação feita pelos países em que atualmente são conservados esses acervos e objetos, a que se segue o nome do museu ou instituição conservadora. Reservamo-nos, de princípio, a eleger aquelas que são mais renomadas, seja pelo porte da documentação que encerram, seja pela sua anterioridade. Começamos por elencar um acervo por país, exceto para o Brasil, em que optamos por não colocar em relevância os acervos, limitando-nos, por ora, a apresentar uma pequena síntese com a identificação dos museus mais conhecidos. O sinal (*) que se segue ao nome de museus indica que eles encabeçam verbetes próprios no item.


 

copyright 2004/2005 © MAE/USP