Arte africana em museus: Museu Etnológico de Berlim

Fundado em 1873, possui 75.000 peças em seu acervo africano, das quais cerca de 300 ficaram conhecidas entre nós na mostra realizada no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília em 2003 e 2004. Um arquivo on-line documenta o evento (clique aqui). Além de muitas outras informações e um "passeio virtual" pela exposição realizada, nele se publicam textos e um artigo do curador, Peter Junge, de interesse.

Observa-se também que esse museu possui uma coleção importante coletada na África pelo etnólogo e arqueólogo Léo Frobenius, cujas publicações, sobre a mitologia dos iorubá em particular, não deixaram de repercutir nos estudos sobre os cultos afro-brasileiros e as relações históricas entre a África e o Brasil, especialmente de Pierre Verger e Alberto Costa e Silva.

O página do site desse museu, intitulada "África: arte e cultura", apresenta seções com pequenos grupos de objetos selecionados por temas, tais quais "máscaras", "reinos", "arte", "relações entre África e Europa", além de "magia e medicina" (clique aqui). É em alemão e inglês, e vale a pena conferir: muitas peças ali "expostas" não puderam ser vistas aqui.


 

copyright 2004/2005 © MAE/USP